Galli Blog

O Que é o Pixel, Suas Funções e Tipos: Guia Completo para Gestores de Tráfego

4 Min Read

Introdução ao Mundo dos Pixels

Você já parou para pensar como é que as grandes marcas sabem tanto sobre você? Como eles mandam aqueles anúncios que parecem ler sua mente?

Vamos falar sobre o Pixel, uma ferramenta que faz toda essa magia acontecer, rastreando o que os usuários fazem no seu site e ajudando você a criar anúncios super direcionados.

Prepare-se para descobrir como você pode usar o Pixel para potencializar suas campanhas de marketing.

O que são Pixels e como funcionam?

Os pixels são como pequenos sensores digitais que observam o que acontece no seu site. Eles ajudam a entender como as pessoas interagem com suas páginas. Isso é muito útil, pois com essas informações as plataformas de anúncios podem entender melhor o seu público e direcionar os anúncios para aquelas pessoas com maior chance de converter.

Por exemplo, quando alguém visita seu site, visualiza o produto, clica, visita o carrinho ou compra algo, o pixel registra essas ações. Esses dados permitem que as plataformas saibam quais anúncios estão funcionando bem e para quem eles estão funcionando bem.

Quando falamos de Pixel normalmente as pessoas pensam em Facebook, mas a verdade é que apesar do nome “Pixel” ter sido dado pela Meta para denominar o sensor de rastreamento deles, nós costumamos utilizar esse mesmo nome para outras plataformas, ou seja, existe o Pixel do Google, TikTok, Linked In, Kwai… e todos eles cumprem a mesma função: Rastrear dados e trazer inteligência para suas campanhas serem mais assertivas!

Como configurar o Pixel?

Configurar o Pixel pode parecer algo complexo, mas a verdade é que pode ser muito mais simples do que parece. Através de ferramentas como Google Tag Manager(GTM), por exemplo, você é capaz de instalar o Pixel sem precisar de um desenvolvedor, isso porque essa é uma ferramenta low-code, ou seja, você consegue configurar esses sensores com simples “arrasta e solta”.

E o melhor, dentro do GTM existem modelos prontos que permitem você instalar o Pixel com pouquíssimos cliques…

Agora, se você quiser ter acesso a um passo a passo para instalar e configurar uma configuração de Trackeamento completa Google Tag Manager, Google Analytics 4, Pixel, API de conversões e muito mais do zero, clique aqui e conheça a Oficina de Trackeamento 2.0.

Impacto do iOS 14 na Configuração de Pixels

Em 2021, com a atualização do iOS 14, a Apple trouxe mais privacidade para os usuários, pedindo que eles permitam explicitamente o rastreamento de dados pelos aplicativos. Isso afetou diretamente o uso de Pixels, como o do Facebook. Com isso, menos informações estavam disponíveis para as plataformas analisarem e entenderem melhor para quem entregar seus anúncios, o que resultou em campanhas menos assertivas e um aumento nos custos por resultado.

Primeiro, é essencial revisar as políticas de privacidade do seu site ou aplicativo. Elas precisam estar claras e em conformidade com as novas regras, garantindo aos usuários que seus dados estão seguros. Isso não só atende às exigências legais, mas também transmite confiança, o que pode aumentar a taxa de aceitação do rastreamento.

Embora o iOS 14 tenha introduzido desafios significativos para os profissionais de marketing digital, também incentivou a adoção de novas práticas e a busca por soluções criativas. Com uma abordagem adaptativa e exploratória, é possível continuar alcançando excelentes resultados em suas campanhas de marketing digital.

Uma dessas soluções foi a API de conversões…

API de Conversão: Ampliando o Poder dos Pixels

A API de Conversões foi uma solução desenvolvida pelo próprio Facebook para contornar o bloqueio de rastreamento, não só da Apple, mas também de diversas plataformas, para trazer de volta a inteligência das campanhas de marketing digital.

Diferente do Pixel do Facebook, que captura os dados dos usuários através do navegador, onde pode ocorrer o bloqueio de rastreamento por parte do usuário, essa API permite que você capture os dados do usuário via servidor, ou seja, depende apenas de quem está capturando os dados e não da permissão do usuário.

Para que essa integração seja eficaz, é importante configurar tudo corretamente e escolher os eventos certos para monitorar. Você deve decidir quais ações no seu site são valiosas e garantir que a API esteja rastreando esses eventos. Assim, você pode coletar dados que realmente ajudarão a melhorar suas campanhas.

Sendo que, de acordo com o próprio Facebook, a configuração dessa API de conversões juntamente com o Pixel garante, em média, 13% de redução de custos por resultado e 19% a mais de eventos de venda.

Conclusão: A Importância do Trackeamento Completo

Rastrear as ações dos usuários no seu site é como ter um mapa do tesouro. Com esse mapa, você consegue ver por onde as pessoas andam, o que elas gostam e onde perdem o interesse. Isso tudo ajuda você e as plataformas de anúncios a ajustar as campanhas e aumentar suas vendas.

Saber usar os pixels de rastreamento muda tudo!

Com um bom sistema de rastreamento, você não atira no escuro. Você tem dados concretos para tomar decisões e melhorar o desempenho do seu site. Investir em um Trackeamento independente, seguro e eficiente é essencial para qualquer negócio digital. É o que diferencia uma campanha de sucesso de uma que apenas gasta dinheiro. Aprenda a usar essas ferramentas ao seu favor e veja seu negócio crescer.

Galli News

Quer insights direto na sua caixa de entrada? Se inscreva para nossa newsletter exclusiva!

Seus dados estão seguros. Não enviamos spam! ✌️