Como analisar UTM no Google Analytics?

por Fernando Galli

em 5/14/2022

    Marketing DigitalAnálise de dadosGoogle Analytics

Como analisar UTM no Google Analytics?

Utilizar os links UTM é uma maneira muito assertiva, inteligente e necessária de avaliação do desempenho no tráfego de sua empresa, ou de seus clientes. Com o

fim dos cookies

que ocorrerá em breve, os pixels não terão a mesma performance de antes, portanto, seus dados precisarão estar muito mais organizados e você pode fazer isso através do UTM no Google Analytics !

Os links UTM te possibilitam rastrear a origem do tráfego de um site ou página e com isso saber o desempenho de suas campanhas. O Google Analytics é uma das principais ferramentas para fazer o acompanhamento da performance dos seus dados, por isso, veja a seguir como analisar os dados dos links UTM no Google Analytics:

O que você verá neste artigo:

  • O que é Link UTM?
  • Qual a importância do Google Analytics para análise de dados?
  • Como criar uma conta no Google Analytics?
  • O que é Link UTM?
  • Como analisar UTM no Google Analytics?
  • Dica extra: como analisar dados dentro do Data Studio?

Primeiro, vamos entender como funciona um link UTM:

O UTM é, basicamente, um link de rastreamento com parâmetros configuráveis que você inclui na URL de um site ou landing page.

Por exemplo: você coloca o link de sua landing page em redes sociais diferentes. Utilizando uma URL com UTMs de rastreamento, dentro do Google Analytics você saberá exatamente se a maior quantidade de tráfego teve origem do link no Instagram, Facebook, Twitter, etc.

Existem maneiras distintas de montar um link com UTM. Duas delas são:

  • Através do Facebook Ads

Você pode conferir o tutorial completo das duas formas de se criar um link UTM

neste artigo.

Existem 5 parâmetros UTM que você pode incluir em uma URL. São eles: Campaign, Source, Medium, Content e Term.

Uma dica para organizar os link criados em uma campanha, é gerar uma planilha do Excel com os parâmetros e a URL, como no exemplo abaixo:

Qual a importância do Google Analytics para análise de dados?

Vamos supor que você foi impactado por um anúncio e clicou para ser redirecionado a uma landing page. O link em questão continha uma UTM que envia parâmetros para o Google Analytics, onde você pode identificar qual é a campanha, a origem do tráfego, qual foi o criativo, o público direcionado, entre outros.

Dessa forma, com o Google Analytics é possível tagear a jornada do cliente de uma forma mais ampla, compreendendo todo o processo de compra. Isso proporciona diversas vantagens, como um double check dos dados entre plataformas diferentes, ter mais detalhes através de relatórios e dashboards mais completos da jornada de compra do cliente.

Como criar uma conta no Google Analytics?

Agora você entendeu os motivos para analisar UTM no Google Analytics mas ainda se sente inseguro em relação às configurações da ferramenta?

Confira agora como abrir uma conta no Google Analytics do zero:

Na página inicial de criação de conta, insira o nome de sua empresa e selecione as caixas que deseja sobre as configurações de compartilhamento de dados da conta.

Em segundo lugar, insira o nome do site, o país de origem e a moeda.

Tenha atenção nas configurações avançadas, pois é necessário habilitar o site raiz e ativar a tag universal, que integra os dados de diversas plataformas.

Nesta etapa, informe detalhes a respeito de sua empresa. Depois, clique em criar e sua conta estará pronta!

Automaticamente abrirá a página do GA4, a nova versão do Google Analytics; mas é recomendável começar pela versão anterior. Para isso, selecione a opção “todas as contas” na parte de cima da tela.

A conta correta é a que contém o código “UA-” embaixo. Depois, o painel do Google Analytics será aberto:

Viu como é simples? Agora confira como de fato analisar as UTMs dentro do Google Analytics:

Como analisar UTM no Google Analytics?

Você pode acompanhar detalhadamente os parâmetros UTM dentro do dashboard do Analytics. Contudo, o que assusta a maioria dos profissionais é a suposta complexidade em utilizar a ferramenta.

Por isso, confira o passo a passo completo de como acessar os dados UTM dentro do Google Analytics e perceba que o processo pode ser menos assustador do que aparenta!

Vamos supor que você já criou o link UTM das suas campanhas e os organizou na planilha do excel. Como fazer para de fato analisar os resultados? Primeiramente, abra sua conta do Analytics.

em seguida, dentro do Google Analytics, acesse: Aquisição > Todo Tráfego > Origem / Mídia

Nesse painel você poderá distribuir os gráficos e as informações de acordo com os parâmetros que deseja analisar, como por exemplo: origem, mídia, palavra-chave, etc. Os parâmetros são disponibilizados separadamente, bem como, simultaneamente. Ou seja, você avaliará os dados a partir das 5 variáveis dentro do UTM.

Mas o que exatamente é possível avaliar dentro do analytics?

No dashboard, já configurado de acordo com o parâmetro e o período que deseja analisar, você pode conferir informações como:

  • Usuários
  • Novos usuários
  • Sessões
  • Taxa de rejeição
  • Página
  • Duração
  • Conversões

Sendo assim, você consegue fazer avaliações muito assertivas, principalmente se os parâmetros de UTM estão configurados corretamente. Para ter análises mais detalhadas, suas conversões precisam estar organizadas e ter um controle das nomenclaturas.

Dica extra: como analisar dados dentro do Data Studio?

Integrando plataformas, você consegue ainda mais informações sobre sua campanha. Por isso, uma dica valiosa é unir os dados do Google Analytics com o Data Studio

Mas você pode ter uma análise ainda mais detalhada dentro do Data Studio:

Primeiro entre no Data Studio > Adicionar dados > Conecte o Google Analytics.

Em seguida, crie uma tabela com o seguinte modelo:

Pesquise os termos entre parênteses na tabela, dessa forma você poderá fazer análises aprofundadas sobre os parâmetros. Inclua também colunas de metas como novos usuários, visualizações de páginas, entre outras

A vantagem de utilizar o Data Studio, é que a partir dos filtros você pode visualizar exatamente os dados com os segmentos que deseja visualizar.

Para conferir o tutorial completo de como analisar dados de UTM através do Google Analytics e Data Studio, confira

este vídeo

.

O Google Analytics ganha mais importância a cada dia que passa, principalmente por conta da LGPD e leis de segurança de dados, que privam cada vez mais o acesso às informações dos usuários.

Portanto, é primordial ter a segurança de validar dados de maneira inteligente e não tomar decisões sobre dados enviesados. Sendo assim, a análise de dados UTM no Google Analytics é uma grande aliada na hora de criar dashboards que passam informações com clareza.

Se increva na nossa Newsletter

Seus dados estão seguros. Não enviamos spam! ✌️

Growbix

© Copyright 2023 Growbix - Todos os direitos reservados.

Termos de Privacidade | Termos de Uso | Política de Cookies